Qual a diferença entre área útil e área total?





Em uma planta de um imóvel, você pode ler expressões: Apartamento de dois dormitórios, com área útil de 100 m² e/ou área total de 150 m².








É comum surgir a dúvida: qual a diferença entre área útil e área total? A seguir se encontra uma breve descrição de cada uma, como outros conceitos que podem conter junto aos desenhos. É importante você saber a diferença entre cada uma delas, pois as áreas influenciam diretamente nos valores dos imóveis.


Área Útil: É a medida do espaço interno do imóvel, medidos a partir do piso e excluindo as paredes. Resumindo, essa é a área dos espaços que você usará para habitação, como sala, cozinha, quartos, banheiro, corredores e lavanderia. Nesse cálculo não entram garagens, varandas e áreas de lazer cobertas.

Área Total: Essa é a soma das áreas privativas, garagens e área comum. É dessa área que sairá o valor do metro quadrado que você está pagando, pegue o valor do seu apartamento e dívida pela área total para descobrir qual é esse valor.

Área Privativa: Esse é o tamanho da área particular de cada apartamento e o que mais for de uso exclusivo do proprietário. Nesse valor entra a área interna do imóvel, a garagem, armário de despejo… Tudo o que for de propriedade única e exclusiva do comprador.


Área Comum: Essas são as áreas de uso comum em um condomínio, onde todos os moradores podem usufruir, como o hall de entrada, salões, piscina, escadas e corredores. Essas áreas são divididas entre os apartamentos e entram no cálculo da área total do imóvel.

Serviços:




Fonte: Fórum da Construção.

Um comentário:

perito avaliador disse...

Excelente post, esta confusão entre área útil e área total causa confusão até entre os profissionais do mercado. Parabéns pelo Blog!

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Imóvel e Dicas.
www.imoveledicas.com