Os custos na Compra e venda de Imóveis.





A compra e venda de imóveis envolve custos e taxas com valores elevados. 








Tais como, taxas cartoriais, pagamento da escrituração pública, registro da documentação do imóvel, dentre outros compromissos que devem ser analisados com cuidado.

Todos os passos devem ser verificados para que o comprador não tenha problemas no momento de realizar a compra de imóveis e repassar o mesmo para o seu nome. Mas você conhece todas as taxas cartoriais? Sabe qual seria o custo total para finalizar toda essa transação?

Caso não saiba, separamos a seguir algumas informações importantes quanto a compra e venda de imóveis. Acompanhe-nos:

Valor da entrada (imóveis financiados):

Se você não possui o valor total para compra do imóvel à vista, informamos que até mesmo para financiar é necessário ter uma quantia já guardada do valor do imóvel. Para conceder o crédito, os bancos exigem uma entrada de pelo menos 30% sobre o valor do imóvel.

O ideal para que as prestações não fiquem muito pesadas é dar uma entrada de 50% e financiar os outros 50%.

Custo de moradia:

Outro item importante que muitos não levam em conta na hora de realizar esse tipo de compra são os custos mensais com o imóvel adquirido. Para não receber surpresas mensais, todas as despesas devem ser contabilizadas: conta de luz, água, condomínio, IPTU, telefone, internet, TV a cabo e o aluguel do imóvel atual, caso possua essa despesa.

O aluguel principalmente deve ser totalmente contabilizado até a entrega do imóvel novo. Pois, caso contrário, corre-se o risco de não conseguir pagar nem as parcelas do financiamento imobiliário.

ITBI:

O ITBI é um imposto municipal cobrado sobre a transferência dos bens, dependendo da cidade ele pode chegar até 2% sobre o valor do imóvel.

Escritura pública:

Para ter certeza quanto ao valor a ser pago pela escritura, é necessário consultar a tabela do cartório, pois a taxa cartorial cobrada varia de acordo com o valor do imóvel.



Agora, se o imóvel for financiado, não é necessário haver o deslocamento até o cartório para realizar o registro da escritura, pois o contrato firmado com o banco possui a mesma veracidade da escritura pública.





Registro do imóvel:

Você sabia que é necessário matricular o imóvel para conseguir realizar a verificação da sua situação cadastral na prefeitura e em outros lugares como o cartório, por exemplo? Através deste registro gera-se um número de matrícula, que individualiza e torna o imóvel único.

Quem paga as taxas cartoriais?

Bom, agora que você já conhece as principais taxas cartoriais necessárias para se realizar a compra e venda de imóveis, vamos a mais uma pergunta importante: quem arca com as despesas dos impostos do imóvel? Quem compra, ou quem vende?

O responsável pelo pagamento destas taxas cartoriais é o comprador e não o vendedor, é ele quem paga a escritura e toda a documentação necessária.

Porém, caso o imóvel comprado possua taxas em atraso, como IPTU, pendências jurídicas, contas de água, luz e condomínio, essas responsabilidades são do vendedor, pois o imóvel deve ser entregue com tudo corretamente quitado.

Custo efetivo total:

Para regularização de toda a documentação mencionada existe um custo, que não sai nada em conta para quem optou pela compra. O ideal é realizar a contabilização de todas as despesas,  custo efetivo total que envolve os juros do financiamento, a taxa administrativa, seguro, avaliação do imóvel, antes de efetivar a compra do imóvel.

Imposto sobre a Venda de um Imóvel.

Se você efetuar a venda de um imóvel com lucro, é necessário o pagamento de imposto de renda de 15% sobre o “ganho de capital”, que é a diferença entre o custo de compra e o valor recebido na venda. 

Exemplo: Se você adquiriu um apartamento por 300 mil reais e recebeu 500 mil ao vendê-lo, o ganho de capital foi de 200 mil reais. O imposto de renda devido será de 30 mil reais (15% x R$ 200.000,00).

Você tem bons motivos para Comprar seu Imóvel na Brasil Brokers - Solicite agora um Atendimento.

Fonte: Precon Engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Imóvel e Dicas.
www.imoveledicas.com