O Desafio de Financiar um Imóvel usado.

financiar imovel



Existem detalhes específicos para ter sucesso, nesta forma de financiamento. 







Financiar a compra de um imóvel usado é mais complicado do que um imóvel novo ou na planta, saiba neste artigo porque e fique preparado pare este desafio. 

E a dificuldade ocorre muitas vezes por um dos motivos mais simples, o proprietário deseja o pagamento á vista e no dia da escritura. Apesar de receber a mesma quantia do banco e muitas vezes até com mais garantias. 

Porém se o proprietário optar ou aceitar que seu imóvel possa ser adquirido através de um financiamento imobiliário, este terá mais exigências em relação, por exemplo, a documentação do imóvel.

E é nesta hora que ocorrem à maioria dos problemas e que inviabilizam a liberação do financiamento, tais como: dívidas, hipotecas, ausência de escritura definitiva e até o não pagamento de impostos impedem que este imóvel esteja habilitado ao financiamento.

Entenda, o banco é quem paga a maior parte da conta, concedendo o financiamento ao comprador, sendo assim, toda a documentação do imóvel precisa estar perfeita, pois a garantia do agente financeiro é o bem alienado (Imóvel).

Outro detalhe que na hora de financiar um imóvel usado faz diferença, é a relação entre o valor da entrada e o saldo devedor ou a ser financiado. A dica aqui é esquecer a possibilidade de financiar um imóvel usado em 100%.

Mesmo que na pratica fosse normal financiar 100%. Existem valores importantes, como taxas, impostos e outros que precisam ser pagos, sendo assim, esteja preparado para dispor em dinheiro de pelo menos 20% do valor do imóvel e mais as taxas. 

financiar imovel



A boa noticia é que a possibilidade de utilizar seu FGTS vai ajudar!







Mas fique atento, pois se existe uma unanimidade entre especialistas em relação à utilização deste, é que o valor seja usado preferencialmente para abater ou amortizar o saldo devedor do financiamento.

Por fim e não menos importante, esta o valor de avaliação do banco, para o imóvel que você tanto gostou e deseja financiar, embora o proprietário defina um preço (Venda) para o imóvel, quem vai efetivamente avaliar este é o agente financeiro, e muitas vezes os valores não batem, ou seja, por quanto o banco avaliou, o que o proprietário deseja, e o que você pode pagar!

Existem outras questões importantes que envolvem o financiamento de imóveis usados, como os relacionados à sua documentação e principalmente a comprovação de renda, mas sobre este aspecto ninguém melhor do que você para avaliar. E para testar a real possibilidade de obter um financiamento imobiliário, não deixe de fazer simulações nos principais bancos.

Então por mais ofertas que tenham os jornais e classificados de imóveis na internet, e se deseja financiar a compra de um imóvel usado, certifique-se de pelo menos 3 aspectos citados neste artigo, e que não dependem exatamente de você:

  • O proprietário deseja o pagamento á vista ou aceita financiar seu imóvel?
  • A documentação do Imóvel esta totalmente atualizada e livre de ônus?
  • A avaliação do imóvel foi bem feita, o preço do imóvel é de Mercado?
Você tem bons motivos para Comprar seu Imóvel na Brasil Brokers - Solicite aqui um Credito Imobiliário.


Redação e Publicação | Sergio Amaral | Imovel e Dicas

21 comentários:

thiago silva disse...

Olá, estou querendo adquirir uma casa usada pela Caixa. gostaria de saber qual a exigência da Caixa para aprovar a casa. (Ex. Cerâmica, forrada) obg

Equipe do Imovel e Dicas disse...

Boa Tarde! Thiago,

A caixa exige um laudo de engenharia que comprove o estado habitável desta, e as condições estruturais adequadas, não há pelo que sabemos exigências de acabamentos.

Atenciosamente.
Equipe de Atendimento do Imóvel e Dicas.

Anônimo disse...

ola, tenho uma chacara que coloquei a venda , a documentação está ok., é urbana, pago IPTU, varias pessoas me questionam se aceita financiamento, mas fico em dúvida com relação as exigências dos bancos para financiar o imóvel que está distante 4km do centro urbano,estrada sem asfalto e sem rede de esgoto. Saberia me informar as exigências para financiamento?

Anônimo disse...

quero financiar uma casa usada, mais quero financiar os 100% pois não tenho condições de dar entrada, o valor do imovel é 45.000,00 posso financiar pela caixa ou bb?

Anônimo disse...

Olá , tenho uma casa usada no litoral. A casa fica em um bairro onde tem muitas residencias e alguns comercios e um Supermercado de Grande porte. Lá todo sistema de esgoto é através de fossa séptica e sumidouro. A Casa em si já está acabada, o muro está feito, mas falta só rebocar e o esgoto vai na fossa séptica e sumidouro. A minha pergunta é :Teria algum empecilho somente nestes ítens que mencionei?

Anônimo disse...

Olá minha dúvida é oque é mr1013

elisangela rodrigues de almeida disse...

quero muito financiar uma casa pago aluguel já faz um bom tempo e seria melhor eu pagar um financiamento pois estaria pagando o que é meu do que ficar pagando aluguel que é um dinheiro que vai e não volta tenho muita fé em Deus que ainda vou obter está graça e vou morar na minha casa própria e dizer está casa é minha em nome de Jesus.

Anônimo disse...

Também estou tentando financiar casa usada o que me aconcelharao foi jogar o valor mais alto para nao precisar dar entrada assim so fica a documentação que fica em torno de 5 mil o difícil esta achar imovel aqui em Fernandópolis com um preço razoável se vc conseguiu tenta saber se este imóvel pode ser avaliado por um valor mair e depois faça uma simulação para ver o quanto a caixa.

Nael Sousa disse...

Ola pessoal, varias contribuições ótimas listadas acima.
Estou com uma duvida em relação a um imovel que acabei de comprar. Comprei de uma construtora na qual já me entregou as chaves do imóvel, já tem habite-se expedido em 05/02/2015. Mas ainda está em faze de averbação no cartório para sai a escritura. Irei financiar uma parte do valor pela caixa economica federal.
A minha duvida é em relação o enquadramento do imóvel se é novo ou usado. Quando a caixa fazer a vistoria e eu estiver morando no imóvel será considerado novo ou usado?

Anônimo disse...

Ola, comprei um apartamento no valor de 200.000 e financiei 170.000. Agora preciso transferir o financiamento. Hoje o mesmo apartamento está valendo uns 250.000. Como faço as contas para fazer essa transferencia do financiamento? Penso que meu imovel teve uma valorização e deveria receber por ela, assim como acho q deveria receber as parcelas que paguei até hj do interessado na compra. Estou correto?
Grato,
Leonardo

Anônimo disse...

Olá, Bom dia!
Comprei uma casa financiada pela caixa e já efetuamos o pagamento da primeira prestação da casa, acontece que ainda não recebemos as chaves e os proprietários junto com o corretor, estão dizendo que o não podem liberar a chaves por causa de uma pendencia, parece que os antigos proprietários não efetuaram o pagamento de IPTU e a prefeitura de em torno de 30 dias para após o pagamento pra que a casa esteja ok e tudo seja passado para o meu nome, é realmente necessário que a imobiliária segure a entrega das chaves por causa disso ?

Conexão Caixa disse...

Bom dia Anônimo, obrigado pelo seu contato.
Já resolvei essa pendência? Caso positivo, aproveite seu lar.
Caso negativo é muito estranho seu caso, com pendências jamais a CAIXA assina contrato e por isso não cobraria qualquer prestação, veja isso junto a sua Agência. Boa sorte.

Diego Bandeira disse...

alguem pode me tirar uma duvida? o pagamento da vistoria é de responsabilidade do comprador ou vendedor

Conexão Caixa disse...

Comprador claro, o financiamento é em nome do comprador. Se não tivesse financiamento não haveria avaliação/vistoria, portanto é interesse do comprador que tb precisa ter garantia que está comprando coisa boa.

Unknown disse...

Tenho 3 casas em 1 terreno que recebi de herança, na escritura que já está em meu nome, pois meu pai deixou como uso fruto, consta apenas 2 das casas, houve um aumento em uma delas e a construção de uma terceira, pequena apenas 3 cômodos, todas as 3 casas contém laje apenas nos banheiros, isso pode atrapalhar o financiamento?

Otacilia Oliveira disse...

Boa tarde,
Moro de aluguel em um apto de 40 anos, e tenho interesse em comprá-lo através de financiamento. Gostaria de saber se a idade do imóvel é um critério para financiamento?
Desde já, muito obrigada

tatiane rodrigues da silva disse...

Sim há idade pois é contratado um seguro de vida junto ao financiamento para saber se implica na sua idade só fazer uma simulação no site da Caixa, ou ir até uma agência.

tatiane rodrigues da silva disse...

Sim porque junto com o financiamento é feito um seguro de vida, para saber as condições para você procure um corretor ou uma agência da Caixa.

Anônimo disse...

Boa tarde. Tenho um contrato de gaveta avaliado por um advogado,com todos os reconhecimentos necessários e todos os pagamentos feitos em dia. Gostaríamos de financiar o que falta porém a casa está com a planta desatualizada e o imóvel tem mais de 35 anos. É possível financiar nessas condições? Ou o ideal seria renovar esse contrato e continuar pagando diretamente ao proprietário?

Muito obrigado

Conexão Caixa disse...

Olá, bom dia. Obrigado pelo seu contato. Quanto a parte jurídica e legal é bom consultar os canais de crédito de um agente financeiro (na CEF são os correspondentes), quanto a planta do imóvel só será necessário corrigir se houve alteração de área construída e consequente averbada se assim estiver. É possível financiamento quanto a idade do imóvel, quanto as demais exigências somente após consulta ao agente financeiro. Quanto a continuar pagando diretamente ao proprietário acho que terá grandes problemas se ele morrer, cuidado. Boa sorte.

Conexão Caixa disse...

Olá, bom dia. Sim é um dos critérios para financiamento, considerado no laudo de avaliação feito somente por ENGENHEIRO OU ARQUITETO DE AVALIAÇÕES, credenciado da CEF conforme Leis 5.194, 12.378, 8.078 e 11.922 as Normas ABNT/NBR.14653-Parte.1 (Item 6.3), Parte.2 e Resolução BACEN 4.271, caso existam anomalias técnicas (que são prerrogativas únicas e só podem ser atestadas por engenheiro e/ou arquiteto) decorrentes do estado de conservação do imóvel que possam afetar a garantia do imóvel e consequentemente seu valor de mercado, que neste caso somente pode ser atribuído por ENGENHEIRO E/OU ARQUITETO DE AVALIAÇÕES, sob pena de exercício ilegal da profissão. Veja que são aspectos e CONHECIMENTOS eminentemente TÉCNICOS, adquiridos somente para quem optou por estudar nas UNIVERSIDADES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, e não se tratam de aspectos mercadológicos. A disposição. Abcs.

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Imóvel e Dicas.
www.imoveledicas.com